Gestão em Engenharia

     O GrupoMetta oferece aos seus clientes o mais amplo serviço de Gestão das Normas Regulamentadoras, atuando com uma equipe de engenheiros e técnicos qualificados.
     A elaboração, implantação e gerenciamento de programas de Engenharia e Segurança do Trabalho traduzem a preocupação que sua empresa possui com a segurança, bem estar e qualidade de vida dos seus funcionários. Ressaltando a importância, que todos os programas visam atender a legislação vigente das normas regulamentadoras, obrigatória para todas as empresas.
     O GrupoMetta tem a solução para melhor atender as necessidades de sua Empresa, disponibilizando serviços que visam minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e capacidade do trabalhador.

Vantagens para sua empresa:

  • Melhoria nas condições do ambiente de trabalho
  • Adequação dos postos de trabalho voltado para a manutenção à saúde do trabalhador
  • Capacitação da sua equipe de segurança
  • Diminuição de acidentes de trabalho

Conheça nossos serviços:

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais – NR 09

     O programa tem como principal objetivo preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores, tendo por base a antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de eventuais riscos existentes, ou que venham a existir, nos ambientes de trabalho da empresa.

Importância:

  • Apoiar as ações do PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.

Análise Ergonômica – NR 17

     Por intermédio de inspeção técnica, efetuada por profissional habilitado, a Análise Ergonômica dos Postos de Trabalho existentes na empresa, tem como objetivo estabelecer parâmetros que permitam adaptar as condições de trabalho dos funcionários às suas características psicofisiológicas, proporcionando o máximo de conforto, segurança e eficiência de desempenho.
     A realização é feita a cada alteração de mobiliário ou no ambiente de trabalho, adaptando o posto de trabalho ao indivíduo.

Importância:

  • Proporcionar postos de trabalhos ergonomicamente corretos, a fim de garantir a preservação da saúde e bem estar do colaborador.
  • Melhorar a Qualidade de Vida no ambiente de trabalho.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – NR 05

Implantação:

     Fornecemos todo o suporte necessário à empresa, operacionalizando a implantação da CIPA, dividida nas seguintes etapas:

  • Publicação e divulgação de edital de convocação,
  • Inscrição individualizada,
  • Realização da eleição e apuração dos votos;
  • Elaboração das Atas de Eleição, de Instalação, de Posse e do Calendário de Reuniões Ordinárias;
  • Treinamento dos membros titulares e suplentes.

Mapa de Risco:

     Inicialmente desenvolvemos a sinalização da planta da empresa e obtemos as informações necessárias para melhor conhecimento dos eventuais riscos existentes nos ambientes de trabalho e posteriormente desenvolvemos um mapa com sinalização visual dos riscos potenciais de acidentes de trabalho em cada área descrita.
     Cada área é sinalizada através de círculos de 03 tamanhos (intensidade do risco) e cores (tipo do risco), possibilitando, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os funcionários, estimulando, assim, sua participação nas atividades de prevenção.

Plano de Atendimento a Emergência – PAE

     Elaboramos o estudo das condições físicas do(s) estabelecimento(s) da empresa, buscando a melhor estratégia de retirada da população em caso de emergência, tendo por base visita técnica para reconhecimento do local, realização de levantamentos, tais como: população fixa (funcionários) por andar e setor de trabalho, levantamento das rotas principais e alternativas de abandono, sugestão do número de orientadores de percurso por andar e/ou setor de trabalho, simulações e treinamentos buscando eficiência máxima, bem como a sua respectiva sinalização.

Laudo de Máquinas e Equipamentos – NR 12

     Elaboração de laudo sobre as condições técnicas das máquinas e equipamentos exigentes de acordo com as novas exigências da NR 12.
     Com as conclusões do laudo, é apresentado um cronograma de ações para o melhor atendimento e tratamento das não conformidades encontradas.

LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho

     Tem como objetivo a elaboração de Laudo Técnico de Avaliação das atividades dos funcionários e o eventual enquadramento para fins de obtenção de aposentadoria na categoria especial, através da realização de determinações técnicas específicas quantitativas (ruído, temperatura, iluminação), e qualitativas (agentes químicos) assim como a comparação com os parâmetros estabelecidos pelas instruções normativas do INSS.
     Juntamente com o PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - visa fornecer subsídios para elaboração dos formulários PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário, através do levantamento das atividades dos funcionários e determinações técnicas específicas dos eventuais agentes de risco físicos (ruído, frio, calor, radiações), químicos e/ou biológicos, segundo os conceitos da Portaria nº 3.214/78.

Laudo Perícias – Insalubridade NR - 15

     Tem como objetivo a elaboração de Laudo Técnico de Avaliação das atividades dos funcionários e o eventual enquadramento para fins de pagamento de adicional de insalubridade, através da realização de determinações técnicas específicas quantitativas, tais como: ruído, temperatura, iluminação, e qualitativas, como por exemplo de agentes químicos, onde couber, para comparação com os parâmetros estabelecidos pela Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) - Atividades e Operações Insalubres - da Portaria nº 3.214/78, utilizando-se, para tanto, o conceito de GHE - Grupo Homogêneo de Exposição (setor / função), as metodologias e instruções da Fundacentro e as melhores práticas orientadas pela ABHO.

Laudo Perícias – Periculosidade NR 16

     Tem como objetivo a elaboração de Laudo Técnico de Avaliação das atividades dos funcionários e o eventual enquadramento para fins de pagamento de adicional de periculosidade, tendo como parâmetro a Norma Regulamentadora nº 16 (NR-16) - Atividades e Operações Perigosas - da Portaria nº 3.214/78, com conclusão de eventual exposição a agentes perigosos.

Treinamentos em Saúde e Segurança do Trabalho

     O GrupoMetta tem um portfólio extenso em treinamentos. Entendemos que não há ferramenta melhor na prevenção que o conhecimento. Abaixo, relacionamos alguns exemplo.

EPI – Equipamento de Proteção individual – NR 06

     Após a constatação através do PPRA da necessidade de sua utilização, o treinamento tem como objetivo oferecer aos usuários informações suficientes para a correta utilização e higienização dos EPI´s de acordo com o previsto na Norma Regulamentadora (NR-6). Após o treinamento serão fornecidos certificados de participação individuais e à empresa.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

     Realizado por profissionais técnicos habilitados, preparamos os membros da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes das empresas, para as atividades que irão desempenhar ao longo do mandato de um (01) ano.
     Através de metodologia própria de treinamento e com turmas frequentes, as 20 horas exigidas pela NR 5 são dividas em módulos consistentes flexibilizando a ausência dos empregados em suas atividades laborais. Assim, todo o conteúdo exigido em norma é fornecido sem que haja um impacto nas atividades da empresa pala ausência dos empregados envolvidos.

Treinamento Admissional e Periódico– NR 18

     Tem como objetivo atender ao que está preconizado na NR 18 que atende às empresas de Construção Civil.

Brigada de Incêndio

     Treinamento teórico e prático em Prevenção e Combate a Incêndios de acordo com as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros e da Norma Regulamentadora nº 23 do Ministério do Trabalho.
     O treinamento possui estrutura básica com carga horária teórica e prática habilitando seus participantes ao primeiro combate ao incêndio e as ações necessárias em caso de emergência.
      Após treinamento, serão fornecidos Certificados Individuais aos participantes e Empresa.

Treinamento para atividades com eletricidade – NR 10

     Treinamento em conformidade com as exigências da NR 10 do ministério do Trabalho e Emprego para todos os envolvidos com atividades e exposição aos riscos envolvidos a eletricidade.
     O treinamento é ministrado por profissional legalmente habilitado em segurança do trabalho e na área elétrica com larga experiência e proficiência nestas áreas.

Treinamento para Trabalho em Altura – NR 35

     Treinamento em conformidade com as exigências da NR 35 do ministério do Trabalho e Emprego habilitando os seus participantes a desenvolverem suas atividades dentro das melhores técnicas e práticas de segurança em trabalhos em altura.
     O trabalho em altura é claramente reconhecido como uma atividade de alto risco e a melhor forma de controlar este desvio é através da conscientização e procedimentação das atividades.

Treinamento para Espaço Confinado – NR 33

     Treinamento em conformidade com as exigências da NR 33 do ministério do Trabalho e Emprego habilitando os seus participantes a desenvolverem suas atividades dentro das melhores técnicas e práticas de segurança em espaço confinado.
     Com este treinamento, os participantes passam a ter conhecimentos técnicos para avaliar os perigos e riscos envolvidos em cada espaço confinado e a adotarem procedimentos seguros para a execução de suas atividades.
     O treinamento possui estrutura básica com carga horária teórica e prática contando com todo material necessário para simulações em espaços confinados.